Mensagem do Diretor Executivo
EDITORIAL DO INFORMAR - Publicado no Notícias de Ourém a 28 de fevereiro de 2025
Porque não utilizar a Inteligência Artificial (IA) na integração de alunos migrantes nas escolas?
O Municipio de Ourém organizou há duas semanas atrás a Semana da Educação no Concelho de Ourém, subordinada essencialmente a dois temas, a inteligência artificial (IA) e a integração de alunos imigrantes, pelo que em primeiro lugar quero dar os parabéns ao Município pela organização e em segundo lugar aproveitar o mote da semana da educação e conjugar estes dois temas neste editorial.
De facto, a integração de alunos migrantes nas escolas é um desafio para as mesmas, não só pela necessidade de diversificar as estratégias pedagógicas, mas também pela questão da inclusão social acrescida da dificuldade de adaptação dos alunos à cultura portuguesa.
Então, porque não utilizar a Inteligência Artificial (IA) na integração de alunos migrantes nas escolas?
Uma das grandes vantagens da IA é a capacidade de fornecer soluções de ensino que ultrapassam barreiras linguísticas e culturais. As plataformas alimentadas por IA podem oferecer tradutores automáticos e recursos personalizados, facilitando a comunicação e o entendimento em sala de aula, o que permite uma integração mais rápida, atenuando as diferenças linguísticas ou culturais e garantindo que fazem parte do processo de ensino/aprendizagem.
Além disso, estas plataformas podem ser essenciais para a orientação e apoio emocional destes alunos. Com a utilização de chatbots inteligentes e assistentes virtuais, podem aceder ao mais variado tipo de informação, até mesmo suporte emocional, superando o sentimento de isolamento que pode ser comum nos primeiros dias ou meses após a chegada a um novo país.
Por outro lado, é importante reconhecer os desafios que a IA também pode trazer. A privacidade dos dados e a questão da equidade no acesso à tecnologia são pontos que não podem ser ignorados. A implementação de sistemas baseados em IA deve ser feita com muita vigilância, garantindo que todos os alunos, independentemente do seu status migratório ou condição socioeconómica, tenham igual acesso a estas ferramentas. Devemos também estar atentos à criação de sistemas que, embora bem-intencionados, possam inadvertidamente criar barreiras para certos grupos.
À medida que a IA continua a expandir-se, será crucial garantir que a sua aplicação seja feita de forma inclusiva e sensível às diversidades culturais, linguísticas e sociais. O papel das instituições de ensino será fundamental na criação de práticas e políticas que utilizem a IA para promover a inclusão e o sucesso de todos os estudantes, independentemente do lugar de onde venham.
Ao integrar a IA de forma estratégica e inclusiva, podemos criar um ambiente mais acolhedor, eficaz e dinâmico, preparando os nossos alunos para o futuro que os espera.
Pedro Major
Diretor Executivo