Mensagem do Diretor Executivo
EDITORIAL DO INFORMAR - Publicado no Notícias de Ourém a 15 de novembro de 2024
A geração “Z” e a necessidade de manter o meu telemóvel carregado
Participei há umas semanas atrás na conferência EfVET 2024, em Amersfoort, nos Países Baixos, que juntou centenas de especialistas na área da educação e formação profissional e que foi dedicada ao tema “Training the Gen Z: New Horizons for VET” (Formação da Geração Z: Novos horizontes para o Ensino e Formação Profissional”. Ao escrever estas palavras recordo que a intervenção do presidente do EfVET, Joachim James Calleja, na sessão de abertura da conferência, terminou com a afirmação: “os jovens assumem como uma necessidade básica, manter o seu telemóvel sempre carregado”.
Vejamos, a geração “Z”, nascida entre o final dos anos 1990 e o início de 2010, cresceu num mundo já dominado pela tecnologia digital e pela ligação constante à internet, que ao alcance dos dedos redefine as suas experiências e perspetivas. Para esta geração, o acesso fácil à internet molda praticamente todos os aspetos das suas vidas, desde a aprendizagem nas escolas ao entretenimento, do trabalho às relações sociais. Hoje em dia, um jovem não consegue ver o mundo de outra forma, sem o acesso às suas redes sociais, sem acesso aos e-mails ou a coisas tão simples como pedir um hambúrguer, uma pizza, um “uber”, ou mesmo a fazer um pagamento. Sem estas facilidades parece-lhes que o mundo vai acabar. Para estes jovens, o telemóvel (ou smartphone) não é apenas um dispositivo de comunicação, mas sim uma extensão essencial das suas vidas, pelo que a falta de bateria representa para a geração “Z” um autêntico apagão dado o risco de perder eventos, compromissos e a comunicação em tempo real.
Por outro lado, o acesso fácil e imediato à informação é também um desafio para as próprias escolas, que têm assim a necessidade de se adaptar a esta nova realidade dos jovens conseguirem aprender de forma autónoma, recorrendo à internet para obterem a informação que lhes seria transmitida pelo professor. Assim, o desafio maior passa a ser, conseguir que os alunos se interessem pelos conteúdos/aprendizagens que achamos serem essenciais para a sua formação, enquanto profissionais e enquanto cidadãos.
A Geração “Z” é, ao mesmo tempo, beneficiária e desafiada pelo acesso fácil ao mundo digital, tendo que aprender a equilibrar o uso da tecnologia para viver uma vida mais plena e consciente.
Depois de tudo isto, e para mim “jovem de outras gerações”, admito que também eu tenho a necessidade de manter o meu telemóvel carregado, se quero manter-me ligado, quer aos jovens, quer a todas as comodidades que o acesso à internet nos permite.
Pedro Major
Diretor Executivo