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Escola Profissional de Ourém recebe reunião da CNEF

A Escola Profissional de Ourém recebeu no dia 4 de setembro de 2014 uma reunião preliminar da CNEF – Confederação Nacional do Ensino e Formação, relativa ao “Modelo de Avaliação Externa das Escolas Profissionais”.

 

A EPO foi uma das 7 escolas privadas convidadas a implementar este modelo para o ano letivo 2014/2015, e que de momento ainda se encontra em fase de testes e adaptações.

 

Esta reunião contou com a presença do Dr. Rodrigo Queiroz e Melo, Secretário Geral da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo e Sofia Reis, em representação da CNEF, Francisco Vieira, Diretor Executivo da Insignare, José Pegada, Diretor Pedagógico da EPO, António Évora, coordenador técnico da EPO, bem como o corpo docente da Escola Profissional de Ourém.

 

A necessidade deste modelo justifica-se pela falta de um mecanismo eficiente que de uma forma qualitativa consiga diferenciar diferentes estabelecimentos do ensino privado e profissional, ao contrário do que já existe no sistema de ensino público. Neste momento, a avaliação feita às escolas privadas e profissionais assenta exclusivamente em princípios normativos, que dizem respeito ao cumprimento ou não das leis em vigor.Desta forma pretende que os estabelecimentos de ensino avaliem de forma legitima o funcionamento da instituição, olhando para o seu núcleo e traçando objetivos genuínos e claros sobre o seu modelo de qualidade. O que importa neste modelo de avaliação é aferir a efetiva qualidade da escola e qual o valor acrescentado que cria na comunidade em que está inserida.

 

Este “Modelo de Avaliação Externa das Escolas Profissionais” materializar-se-á numa certificação sob a forma de selo de qualidade, que poderá ser ouro, bronze ou prata, e que será atribuído à escola avaliada, num esforço notório de a distinguir das restantes, como acontece, por exemplo, com a restauração e a Estrela Michelin.

 

Para finalizar, os representantes da CNEF enfatizam a riqueza do sistema educativo e a diversidade dos vários retratos sociais como um fator que só por si justifica esta distinção sob a forma de certificação às escolas que efetivamente consigam provar a sua peculiaridade e excelência.

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