Pesquisar:

Jornadas da Mecânica receberam cerca de 2000 visitantes

Decorreram de 23 a 25 de janeiro, no Centro de Negócios de Ourém, as Jornadas da Mecânica, uma organização da Escola Profissional de Ourém, no âmbito dos cursos profissionais que dinamiza muito direcionados paras as áreas da Mecânica, Metalomecânica, Manutenção Industrial, Energias Renováveis e Eletrónica e Automação.


Com vista a reforçar a ligação entre a Escola e as Empresas, procurando respostas crescentemente adequadas às necessidades efetivas do mercado de trabalho e ainda possibilitar aos seus alunos o contacto com ferramentas e tecnologias existentes para as áreas da metalomecânica manutenção industrial e eletrónica, a Escola Profissional de Ourém organizou de 23 a 25 de janeiro a 1.ª edição das Jornadas da Mecânica que receberam cerca de 2000 visitantes.

A iniciativa lançada pela EPO obteve uma aceitação bastante boa junto de empresas do setor e junto de outras entidades com ele relacionadas, nomeadamente centros de formação e institutos superiores. Assim 25 foram as entidades que se fizeram representar que englobaram o Instituto de Emprego e Formação Profissional do Médio Tejo, o Instituto Politécnico de Leiria, o Instituto Politécnico de Tomar, o Instituto Português da Qualidade e o CENTIMFE (Centro Tecnológico da Indústria dos Moldes).

Ao longo dos três dias de Jornadas da Mecânica, decorreram 10 sessões técnicas distintas cujo objetivo foi potenciar o conhecimento de novos conceitos, técnicas e metodologias de trabalho. As temáticas abordadas foram tão variadas como a Microfabricação; Energia e Eficiência Energética; O Sistema Português da Qualidade; Moldflow e NX CAM; Inovação para a Indústria do Mobiliário; Soluções de Segurança para a Indústria; Acionamentos Pneumáticos; Soldadura na Manutenção; Engineering & Tooling from Portugal; Automação Industrial.

Também muitas foram as demonstrações técnicas a decorrer paralelamente ao certame dinamizadas pelas empresas presentes: Pneumática e Hidráulica – Automatismos; CAM, pós-processamento e simulação; Soldadura Robotizada e Automação; Projeto de Moldes de Injeção; Maquinação a Laser; Imatching – Tecnologia CAD/CAM; Prototipagem Rápida e Engenharia Inversa;
Tecnoligias CAD 2D/3D; Automação Industrial; Tecnologias CAD/CAM; Aplicações CAD/CAM em Madeiras e em Metal; Projeto de Moldes de Injeção de Plástico; Pneumática e Hidráulica; Prototipagem e Engenharia Inversa. Permitiu-se, desta forma,  a participação em demonstrações de novos equipamentos, aplicações e formas de utilização a todos aqueles que visitaram as Jornadas da Mecânica.

Esta foi a 1.ª experiência na dinamização de um certame na área da Mecânica, entendendo, a Escola Profissional de Ourém, que o balanço foi positivo. Prevê-se, por isso, a organização futura destas jornadas com vista a afirmar Ourém como um polo regional de formação profissional de nível médio na área da Mecânica, promotor de inovação e desenvolvimento.