Assinado Acordo de Cooperação, no âmbito da Medida Vida Ativa, entre a INSIGNARE e o IEFP
Foi hoje assinado o Acordo de Cooperação no âmbito da Medida Vida Ativa, entre a Insignare - Associação de Ensino e Formação e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (Delegação Regional de Lisboa e Vale do Tejo). Com a assinatura deste Acordo pretende-se reforçar a qualidade e a celeridade das medidas ativas de emprego, em particular no que respeita à formação profissional, através do desenvolvimento de percursos de formação modular, formação prática em contexto de trabalho e processos de reconhecimento, validação e certificação de competências.
A Medida Vida Ativa é dirigida a 275 desempregados, jovens ou adultos, subsidiados ou não, registados nos Serviços de Emprego do IEFP, independentemente das habilitações escolares. Este projeto tem um orçamento de 597 mil euros distribuídos por um volume de formação de 142 mil horas. Os cursos Vida Ativa têm por objetivos potenciar o regresso de desempregados ao mercado de trabalho, através de uma rápida integração em acções de formação de curta duração. Esta medida tem uma duração média de 300 horas de formação, seguidas de três meses de Formação Prática em Contexto de Trabalho (Estágio).
Victor Gil, Delegado Regional de Lisboa e Vale do Tejo do IEFP, referiu que esta medida pretende combater o desemprego de longa duração, em especial para pessoas com mais de 40 anos e com baixos níveis de escolaridade, que normalmente enfrentam grandes dificuldades de integração no mercado de trabalho.
A iniciativa decorreu no Auditório da Escola Profissional de Ourém, pelas 15h00, e contou com representantes das duas entidades, para além de entidades oficiais e empresários do concelho de Ourém.