Pesquisar:

Alunos de informática da EPO em estágio na Estónia

Seis alunos do curso de Gestão de Equipamentos Informáticos estão a estagiar, por dois meses, na capital da Estónia, Tallin, em empresas tecnológicas. Este estágio permitirá aos alunos obter, desenvolver e implementar competências técnicas, linguísticas e sociais, bem como as de cariz relacional e de conhecimento organizacional, complementando a formação já recebida e valorizando o seu perfil profissional.


Pela primeira vez com apoio comunitário, este mês de junho marca o início do período de dois meses de estágio de vários alunos da Escola Profissional de Ourém no estrangeiro.

Vão conhecer a realidade tecnológica da Estónia, um país mais pequeno que Portugal mas que baseia o seu modelo de desenvolvimento económico em empresas com forte incorporação de tecnologias. Nesse sentido, obterão novas formas e metodologias de trabalho, assentes nas TIC.

Apoiados pelo sub programa Leonardo da Vinci, tipologia Formação Profissional Inicial, o que possibilita uma estada sem quaisquer custos para os alunos e ainda uma bolsa para fazer face às suas despesas durante o tempo de aprendizagem.
Todos os alunos estão colocados em empresas tecnológicas de topo, com características comuns: ambiente de permanente aprendizagem, carecendo por isso de uma constante adaptação a novas realidades conceptuais tecnológicas; trabalho colaborativo em open space, sem horários fixos, mas com objetivos e prazos claramente definidos; integração em equipas de projeto multinacionais – subsequentemente, o domínio do Inglês é fundamental, bem como a capacidade de trabalho em equipa; colaboradores de nível académico superior, em que é a primeira vez que acolhem estagiários do nosso nível de ensino, o que demonstra a exigência a que serão sujeitos mas também a confiança nas suas capacidades.

- Adrien Rodrigues e Ana Raquel  Domingues – “Garage48”, empresa incubadora de startups tecnológicas, o que permitirá a estes dois alunos “rodarem” por várias equipas de trabalho;
- Alexandre Simões e João Ferraz – “Upsteem.com”, empresa que desenvolve software de gestão empresarial, como ERPs;
- Luís Marques e Telmo Rodrigues – “AT Innovations”, empresa que desenvolve software de gestão empresarial à medida das solicitações dos clientes.

Numa área tão concorrencial e em contínua inovação como a da Tecnologia, estas oportunidades que a EPO proporciona aos seus alunos num dos países tecnologicamente mais desenvolvidos do mundo são uma prova da confiança que coloca na qualificação que lhes proporciona, potenciando também o aumento da empregabilidade que as mesmas lhes trarão.

Imagens