Alunos da EPO mostram o seu valor
Decorreram de 22 a 26 de abril as Provas de Aptidão Profissional dos alunos finalistas da Escola Profissional de Ourém dos cursos de Gestão, Energias Renováveis, Gestão de Equipamentos Informáticos, Design e Construção Civil.
Foi uma semana de nervos enquanto os alunos finalistas apresentaram perante um júri composto por 6 pessoas (diretor pedagógico, supervisor técnico, orientador de turma, orientador de projeto, e dois profissionais do setor) a sua prova final, uma prova aglutinadora de todos os saberes adquiridos ao longo dos 3 anos de duração do curso.
Aos alunos de Gestão foi pedido que simulassem a criação de uma empresa justificando a escolha, apresentando os passos da sua criação, preparando uma política de marketing, apresentando potenciais trabalhadores e demonstrando ao nível contabilístico os movimentos necessários para a laboração diária. Este trabalho incluía ainda a análise de alguns rácios económicos por forma a verificar a saúde financeira da empresa.
Aos alunos de Gestão de Equipamentos Informáticos foram pedidos projetos de cariz mais prático e empreendedor ligados a necessidades sentidas no meio empresarial. Este ano tivemos a título de exemplo plataformas digitais, plataforma de emprego, lojas online, sistemas ligados à eletrónica e com cariz prático (uma mini CNC, helicóptero capaz de sobrevoar zonas de difícil acesso e um cockpit para corridas de carros).
Na área do Design foi pedido a conceção de um produto industrial que respeitasse todas as fases necessárias de criação do mesmo: identificação de necessidades, análises ergonómicas para definir a melhor forma do produto, estratégica de desenvolvimento do produto e execução do projeto. Nesta fase de execução do projeto inclui-se a fase criativa, a configuração do produto, a modulação 3D, a construção de modelos de teste e a elaboração de desenhos técnicos e de memórias descritivas. Aos alunos era ainda pedida a elaboração de elementos gráficos para publicitação do produto (cartazes e vídeos).
No que respeita ao curso técnico de Construção Civil os alunos elaboraram a orçamentação e planeamento de uma obra de construção civil baseando-se em plantas gentilmente cedidas pelos locais onde realizaram o estágio no final do 2.º ano do curso. O trabalho implicou a medição integral do projeto e a elaboração de mapas de acabamentos e de vãos (com indicação dos equipamentos e materiais a utilizar) para que se pudesse proceder à orçamentação e elaboração de cronograma financeiro da obra.
Por último, aos alunos do curso de Energias Renováveis foi pedido o dimensionamento de um sistema de aquecimento de águas quentes sanitárias e dimensionamento de um sistema fotovoltaico para produção de energia elétrica a aplicar numa moradia unifamiliar.
O trabalho foi desenvolvido ao longo de todo o ano letivo culminando nesta semana de apresentações orais públicas.