EPO - 20 anos a formar profissionais em Gestão e Design
Com 20 anos de experiência na formação de jovens nas áreas de gestão e design, a Escola Profissional de Ourém entende que deve continuar a manter na sua oferta formativa estes cursos que tantos jovens já formaram para o tecido empresarial do concelho de Ourém (e concelhos limítrofes) e que com o seu trabalho têm promovido o sucesso e a competitividade das empresas.
Gestão: uma área transversal a todos os setores
Em que consiste o curso de gestão?
O curso profissional de técnico de gestão tem por objetivo primordial a formação de pessoas, de forma a promover o desenvolvimento de competências no âmbito da gestão das empresas e das demais organizações existentes na sociedade, tendo sempre presente as profundas alterações decorrentes do mercado do trabalho. Estes técnicos profissionais são qualificados para desenvolver tarefas na gestão das organizações, quer nos aspetos organizativos, operacionais ou financeiros nos diversos departamentos de uma empresa. Pretende-se, ainda, promover nos alunos um espírito empreendedor e o uso de tecnologias de informação para um bom desempenho e sucesso da organização.
Que perspetivas têm os alunos após a conclusão do curso no que toca à inserção no mercado de trabalho?
Após a conclusão do curso técnico de gestão, uma boa parte dos alunos prossegue estudos essencialmente para politécnicos que ministram nas redondezas do concelho de Ourém. Por outro lado, os outros alunos pretendem a inserção no mercado de trabalho e contam com o auxílio do Gabinete de Inserção Profissional que faz parte da Insignare. A adaptação dos alunos nas empresas tem decorrido bem, uma vez que os períodos de estágio contribuem por um lado para a sua formação e por outro para uma entrada mais facilitada no mundo do trabalho. Embora o contexto económico nacional seja difícil cremos que os nossos alunos continuarão a fazer parte da bolsa de trabalho procurada pelas empresas do concelho.
Que tipo de funções/emprego podem esperar? Em que tipo de empresas?
Os profissionais de técnico de gestão são aptos para desenvolver tarefas em todas as áreas da gestão, quer seja recursos humanos, comercial, administrativa ou financeira. Sendo o tecido empresarial concelhio composto essencialmente por pequenas empresas é natural desempenharem, principalmente, funções na área da contabilidade, receção e apoio administrativo, em empresas de todas as áreas de atividade, centros de contabilidade, instituições bancárias e seguradoras e autarquias locais.
Design: vertente criativa e técnica
Em que consiste o Curso de Design de Equipamento?
Trata-se de um curso com disciplinas essencialmente práticas, experimentando as novas tecnologias ao nível do desenho gráfico e técnico, com vista à elaboração de projetos de design. Como atividades principais associadas a estes projetos são desenvolvidas fases de estudo, projeto e maquetas, onde se utilizam diferentes materiais e recursos, nos quais se incluem programas informáticos de desenho em 3 dimensões. A formação visual, plástica e estética está presente em todo o processo de ensino/aprendizagem.
Neste contexto, o curso profissional de técnico de Design, variante Design de Equipamento, proporciona uma formação que articula uma vertente criativa e técnica, qualificando para a colaboração na criação de produtos e linhas de produtos inovadoras.
Em que tipo de empresas poderão os alunos ser inseridos após a conclusão do curso?
O Design de Equipamento, possui em si uma abrangência na sua atuação, pois os seus domínios estendem-se, aos setores de atividade, cujos processos produtivos integrem conceção e desenvolvimento. É uma prática necessária e transversal à grande maioria dos setores de atividades económicas ligados à produção de bens e alguns serviços. Após a conclusão do curso, os alunos poderão desempenhar funções na qualidade de técnico de Design e assistentes de projeto em setores como os da Madeira e Mobiliário, da Metalomecânica, dos Vidros, da Cerâmica, dos Moldes e dos Plásticos, também o da Comunicação entre outros.