Alunos da EPO visitam San Sebastian
No passado dia 8 de Novembro, cinco alunos da Escola Profissional de Ourém – Andreia Ceia e Daniela Gameiro (GES11), Ruben Vieira (ERS11), Fábio Silva (GEI11) e Adrien Rodrigues (GEI10) – e uma professora (Inês Carreira) efetuaram a primeira mobilidade da Parceria Multilateral ao abrigo do Projeto Comenius e que é co-financiado pelo Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, que a EPO coordena e da qual fazem parte escolas de Espanha, Alemanha, Turquia e Polónia. O tema central é a DEMOCRACIA e como todos juntos podemos atingi-la e vivê-la plenamente.
OPINIÃO DA PROFESSORA
Foi a minha primeira experiência deste género e as expectativas eram muitas e não saíram defraudadas. San Sebastian é uma cidade magnífica e fomos recebidos de braços abertos pela escola anfitriã CEBANC e pelos seus professores e alunos.
Todos tivemos oportunidade de discutir ideias e conceitos, partilhar refeições e desfrutar da cidade enquanto aprendíamos acerca das nossas diferenças e semelhanças enquanto pessoas de diferentes culturas, mas com um objectivo comum: contribuir para uma Europa justa e em que todos tenham as mesmas oportunidades.
OPINIÃO DOS ALUNOS
Por volta das 04:30 da manhã do dia 8 de Novembro partimos da Escola Professional de Ourém (EPO), em direcção ao Aeroporto de Lisboa de onde viajaríamos para San Sebastian, em Espanha.
As nossas expectativas eram baixas, porque achávamos que iria ser uma viagem desinteressante, porque era a um país próximo de nós e que julgávamos conhecer. Não podíamos estar mais enganados!!
Depois de algumas dificuldades para encontrar o nosso alojamento, e de deixar as bagagens, partimos à descoberta de San Sebastian e deparámo-nos com uma paisagem deslumbrante. O mais curioso é que San Sebastian está localizado entre as montanhas e o mar, que fazem desta cidade um sítio de contrastes surpreendentes.
Durante dois dias tivemos oportunidade de conviver e partilhar experiências com professores e estudantes dos quatro países parceiros: Espanha, Turquia, Alemanha e Polónia. Foi relativamente fácil a comunicação entre os alunos, apesar de nem sempre ser possível a comunicação em Língua Inglesa.
Conhecemos a escola parceira de San Sebastian, CEBANC, que é uma escola profissional de hotelaria, dietética, marketing, gestão e informática. O seu edifício encantou-nos e lembrou-nos Hogwarts.
Os alunos de Hotelaria confeccionaram os nossos almoços que tinham um aspecto fantástico e eram deliciosos.
Um dos momentos mais marcantes da visita foi a plantação de árvores trazidas por cada país de modo a simbolizar a união entre os parceiros. Estas árvores crescerão, da mesma forma que a ligação entre os nossos países se tornará mais forte.
Fizemos muitos amigos e tornámo-nos “poliglotas”, porque aprendemos várias palavras de cada uma das línguas presentes. Tivemos oportunidade de conviver com pessoas de culturas e estilos de vida muito diferentes, o que nos causou alguma estranheza. Mas passado algum tempo, facilmente nos adaptámos a estas diferenças culturais. Agora somos mais tolerantes com pessoas de diferentes culturas.
De volta a casa, sentimos saudades daquele ambiente amigável e esperamos poder lá voltar em breve.