EPO reiventa biblioteca Escolar
A biblioteca da Escola Profissional de Ourém (EPO) está a ser alvo de uma remodelação, que para além de uma transferência para um espaço próprio, prevê o incremento de uma nova filosofia de animação cultural, mais condizente com a prática das bibliotecas actuais, e com o próprio estatuto e importância da instituição.
O objectivo principal das mudanças em curso é tornar a biblioteca numa parte integrante e activa do quotidiano da escola, fazendo do seu espaço um aliado relevante da prática pedagógica e curricular. Numa constante celebração da informação como matéria viva, será constantemente promovida a interacção entre várias fontes e suportes de informação (internet, suportes digitais, livros, etc).
Cuidando das suas vertentes lúdica e pedagógica, pretende-se que a biblioteca seja um organismo vivo e em constante aperfeiçoamento, vivendo da dinâmica emprestada pelos seus utilizadores. Os alunos e professores que compõem o universo de utilizadores deste novo espaço serão parte central da sua estratégia de animação, moldando as respostas da biblioteca à imagem do seu prazer, da sua curiosidade, e das suas necessidades de informação. Aulas de pesquisa e elaboração de trabalhos, elaboração de dossiers temáticos, difusão selectiva da informação, semanas temáticas, destaques de livros, ou workshops regulares, serão apenas algumas das práticas de animação integradas numa estratégia de aproximação à comunidade escolar, que visam tornar a biblioteca numa entidade mais acessível e dinâmica.
A nova biblioteca da Escola Profissional de Ourém pretende constituir-se como laboratório vivo da arte, cultura e conhecimento humano, onde se possa semear o génio e a ideia, impulsionando a criatividade, e criando novos desafios e soluções, não perdendo de vista a realidade social, empresarial e cultural da região onde se insere.