Escola Profissional de Ourém recebe alunos Angolanos
A INSIGNARE definiu como objetivo o estreitar de laços de cooperação internacional com outros países, sendo os países africanos parceiros preferências uma vez que muitos são os que necessitam de ajuda a vários níveis, nomeadamente no que toca à formação dos seus jovens. A INSIGNARE entende ter, nestes casos, um papel de Responsabilidade Social.
Neste sentido, através da Escola Profissional de Ourém, recebeu no dia 28 de Outubro dois jovens oriundos de Cabinda que aqui irão frequentar o Curso Profissional de Técnico de Gestão e o Curso Profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos: o João Malumba e o Alexandre Lukanga, respetivamente.
Já há algumas semanas retidos em Angola, foi com bastante dificuldade que conseguiram sair do país para virem estudar para Portugal. Com um forte apoio de uma congregação religiosa, que também os acolhe em Fátima onde vão ficar alojados, conseguiram, finalmente integrar as turmas e iniciar o seu percurso escolar de nível secundário. O objetivo será rumar a Cabinda, no final dos cursos, e aplicar os conhecimentos que aqui adquiriram promovendo o desenvolvimento do seu povo e do seu país.
Para além de os receber e os integrar nos seus cursos, a Escola irá suportar os almoços e o material didatico necessário para a frequência dos mesmos. O alojamento e as viagens ficarão a cargo das famílias destes jovens alunos. De destacar ainda o apoio dado pela congregação religiosa que conseguiu trazê-los para Portugal e lhes possibilita alojamento.
Esta é já a segunda vez que a INSIGNARE recebe alunos de países africanos. Também na Escola Profissional de Ourém estão, desde o ano letivo passado, duas alunas oriundas de S. Tomé e Príncipe a frequentar o Curso Profissional de Técnico de Construção Civil.