Escola Profissional de Ourém premiada com a Bandeira Verde 2010/2011
Pelo segundo ano consecutivo a Escola Profissional de Ourém viu o seu esforço reconhecido com a atribuição do Galardão Bandeira Verde 2011. Esta bandeira certifica a existência, na EPO, de uma política coerente e de qualidade no que diz respeito à educação ambiental. Trata-se de um projecto internacional, dinamizado pela ABAE – Associação da Bandeira Azul da Europa e que previa o desenvolvimento de ações baseadas numa metodologia de trabalho baseada em 7 passos. De entre muitas atividades desenvolvidas destacaram-se: a sensibilização para o dia da floresta autótone; a campanha de Natal “Uma peúga uma árvore”; o trabalho com vista à reflexão sobre o ciclo da matéria orgânica/compostagem; a realização de 2 percursos pedestres; o desenvolvimento do projeto de design “Ecopontos-EPO”; campanha de sensibilização para a prática de pequenos gestos ecológicos realizada com a conceção de 20 vídeos; apresentação de trabalhos de eco-design realizados recorrendo à reutilização de materiais. Foram ainda levadas a efeito várias sessões de formação das quais se destacaram: “Floresta – bem comum, responsabilidade de todos” e a “A água da torneira é um mundo”. A campanha “Dicas verdes – EPO” permitiu sensibilizar para a política de pequenos gestos em prol de uma maior eficácia energética e ambiental. No “dia aberto EPO” destacou-se o jogo “Aprende com o Gotas”, jogo dinâmico, interativo, realizado on line, cuja concepção técnica foi executada por um aluno do curso de informática e o conteúdo foi cedido pela VEOLIA- águas de Ourém e ainda o mural de eco-compromissos preenchido por cerca de 600 alunos do 9º ano de escolaridade que visitaram a escola nesse dia. Pela dimensão e amplitude mereceu também destaque a comemoração do dia EcoEscola onde se deu especial relevo ao ano internacional das florestas e se fez a apresentação do Eco Código EPO, cartaz submetido a concurso.
O projeto, agora premiado, simbolizou o trabalho positivo que a escola realizou, e só foi alcançado com a participação de todos: alunos, professores, funcionários, pais e a participação ativa dos vários parceiros institucionais que compuseram o Conselho EcoEscola, a saber: Câmara Municipal de Ourém; Junta de Freguesia Nª Sª da Piedade; Bombeiros Voluntários de Ourém; Veolia – Águas de Ourém; Ambiourem EE; Quercus; Jornal Notícias de Ourém e Valorlis.
No dia 07 de Outubro, estaremos em Oliveira de Azeméis, na cerimónia oficial de entrega dos Galardões, e traremos a Bandeira Verde, símbolo e promessa - símbolo de um trabalho já desenvolvido e promessa de um futuro, que na EPO, há-de ser cada vez mais ecológico.
Célia Vieira