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Estudos de Mercado - Trabalho realizado na Disciplina de Gestão

Estudos de Mercado
Um Estudo de Mercado é uma pesquisa que engloba a recolha, tratamento e análise de dados, sobre um determinado tema e que serve de base à tomada de decisões.
É um instrumento importante e útil para as empresas que constantemente se deparam com indecisões e com momentos fundamentais de escolha entre um conjunto de opções estratégicas.
Várias são as fontes de dados, internas e externas, às quais uma empresa pode recorrer para pesquisar informação. Os estudos de mercado servem as empresas nas suas mais diversas áreas e ajudam a identificar soluções, escolher caminhos a seguir, conhecer a sua concorrência e segmentos alvo e descobrir oportunidades de negócio.
Existem instituições como o INE ou empresas especialistas em research que prestam serviços a outras organizações e que colocam à disposição estudos mais ou menos completos, que resultam em informação estatística, indicadores ou constatações que posteriormente são cedidos ou vendidos.
Contudo, é na área do marketing que se encontram estudos mais aprofundados e que permitem cruzar informação de mercado com informação de carácter social, que permite ás empresas decidirem sobre o rumo a dar às suas actividades, produtos, marcas, estratégias de venda e comunicação.
O Marketing Researchutiliza uma abordagem sistemática e objectiva na identificação e definição de um problema e informação necessária, recolha de dados, análise, disseminação e utilização dessa mesma informação, com o objectivo de apoiar a tomada de decisão relativamente à identificação e solução de problemas e oportunidades em Marketing.
Para elaborar um estudo completo é necessário realizar um enquadramento interno e externo do problema, definido os objectivos do estudo, população alvo, informação interna disponível, envolvente financeira e os Timings.
Um dos métodos utilizados para recolher dados consiste na aplicação de inquéritos, com recurso essencialmente a técnicas estatísticas para tratar e preparar a informação para análise. Neste sentido, no âmbito da disciplina de Gestão e no seu módulo de Estudos de Mercado os alunos desenvolveram um pequeno estudo, onde prepararam todo o processo de desenvolvimento, passando pelas seguintes etapas: identificação do problema; definição do método; definição da população e amostra a inquirir; desenvolvimento do inquérito e questionário, aplicação do inquérito; tratamento e análise dos dados.

 

Ficha Técnica do Estudo
• O inquérito foi aplicado a uma amostra aleatória, a indivíduos de ambos os sexos, maiores de 18 anos, residentes ou trabalhadores em Ourém.
• A unidade amostral foi a cidade de Ourém, no dia 03 de Março de 2011, entre as 11h30 e as 13h, com recolha de dados por contacto directo e por entrevista pessoal.

Algumas conclusões do nosso estudo

Relativamente aos dados que caracterizam a nossa população do estudo, 60% dos inquiridos são do sexo feminino e os restantes 40% são do sexo masculino. As pessoas inquiridas têm idades entre 18 e 59 (83 pessoas), e os restantes têm mais de 60 anos (37 pessoas). A grande maioria da população inquirida tem 4 ou mais elementos no agregado familiar e reside no concelho de Ourém.
Com os dados recolhidos, podemos concluir que a grande maioria da população inquirida frequentou apenas o ensino básico (63%) e que 69% se encontra empregada. Apenas 5% da população encontra-se desempregada.
Concluímos que mais de metade da população acha que o Ensino Profissional é uma boa opção (54%), no entanto ainda existe uma pequena percentagem que desconhece este tipo de ensino. 62% dos inquiridos conhece a Escola Profissional de Ourém e já tiveram algum contacto com esta instituição.
Verificámos ainda que os inquiridos que têm um agregado familiar de 4 ou mais elementos ganham em média entre 500€ a 1000€ mensais. Relativamente à poupança, 66% dos inquiridos diz que tem tendência para poupar sempre e 30% de vez em quando.
Face ao consumo, as pessoas inquiridas tendem a gastar mais nas seguintes categorias: electricidade, combustível e alimentação.
Apesar de a maioria referir que tem habitação própria, dos que pagam rendam, pagam em média 300€ a 450€ por mês.
Ainda relativamente ao consumo, a maior parte dos inquiridos gasta o seu dinheiro em outras lojas e em feiras, o que nos leva a deduzir que em tempos de crise a grande maioria da população inquirida evita comprar calçado e vestuário em lojas de marca.

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