Candidaturas à 14ª Edição do Concurso de Ideias de Negócio já foram entregues
Pela 14ª vez, a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), levou a cabo o concurso nacional de ideias de negócio, destinado a cativar ideias inovadoras, que possam vir a constituir-se em planos de negócio. Entre as várias propostas apresentadas, foi seleccionada, para representar a Escola de Hotelaria de Fátima, o projecto da aluna Andreia Ferreira, do 3º ano do Curso Profissional de Técnico de Restauração variante Restaurante/Bar, que perspectivou a criação de um site específico para “pagamento de promessas” religiosas, em Fátima. É sabido que o fenómeno da fé religiosa, e em particular do fenómeno de Fátima, move multidões. Anualmente o Santuário é visitado por 5 milhões de turistas e peregrinos, nacionais e estrangeiros e são muitos aqueles que, não se deslocando, partilham deste sentimento. Muitos fazem apenas visita cultural mas outros procuram materializar as suas crenças em rituais já bem definidos como seja o “pagamento” de promessas. Destacam-se neste campo, a compra e oferenda de velas; andar de joelhos em volta da Capelinha das Aparições; entrega de ramos de flores; a reza do “Rosário” etc. A ideia consiste na criação de um serviço on line onde as pessoas “compram” um dos produtos apresentados, fazem o respectivo pagamento e alguém, em Fátima, se compromete a “pagar a promessa”. Produtos oferecidos: velas - (fotos de apresentação e preços); velas com diferentes tamanhos e pesos; figuras em cera – (apresentadas com fotos e preços) – figuras integrais ou apenas órgãos, como por exemplo: pés; pernas, braços; cabeças etc; rezar o terço na Capelinha – (possibilidade de juntar vários episódios por exemplo uma novena – 9 vezes); percursos de joelhos – (com apresentação dos circuitos específicos); entrega de ramos de flores – (fotos de apresentação)
Na Escola Profissional de Ourém, foi seleccionado o projecto da aluna Ana Rita Pereira, do 3º ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão.
O projecto consiste numa empresa de prestação de serviços dirigida a micro e pequenas empresas locais, localizadas essencialmente no centro da cidade. O objecto de actividade da empresa a criar, tem por base a realização de serviços de estafeta, para a concretização de pequenas tarefas que obriguem à deslocação ao exterior. Serviços: levantamento e entrega de pequenas encomendas; deslocação a correios, repartições públicas, bancos entre outros; deslocação a clientes para cobranças ou outros serviços.
A deslocação do estafeta será realizada em Scooter (com “bagageiras”) e posteriormente pretende-se também inovar, utilizando um carro eléctrico de pequena dimensão. A vantagem reside na facilidade da deslocação, estacionamento rápido e mais tarde utilizar uma energia alternativa.
O contacto do cliente seria através de telefone e internet. O serviço pode ser realizado por contrato ou apenas por contacto pontual. Esta é uma actividade que exige a criação de uma relação próxima com os clientes e que tem por base a confiança, rapidez e eficiência.
As alunas vencedoras estão de parabéns, e seguem agora para a fase seguinte onde terão a oportunidade de participar numa acção, promovida pela ANJE, sobre empreendedorismo, criação de empresas e desenvolvimento de negócios.