Escola Profissional de Ourém organiza encontro de antigos alunos
No dia 26 de fevereiro, a Escola Profissional de Ourém realizou, no Hotel Santa Maria em Fátima, o seu primeiro Encontro de Antigos Alunos, 20 anos após a sua constituição.
Do programa faziam parte vários momentos. O primeiro foi a apresentação de fotografias de muitas situações vividas na Escola pelos alunos. Muitas imagens que resultaram em sorrisos, risos e gargalhadas, porque os tempos de estudante já ficaram para trás, porque fisicamente houve mudanças, porque se recordaram os bons tempos vividos com muita nostalgia.
O segundo momento foi protagonizado por 4 antigos alunos que nos deixaram o seu testemunho relativamente ao papel que a Escola Profissional de Ourém teve nas suas vidas. Unânime a opinião da importância da mesma no definir de rumos, nas lições de vida que daqui retiraram, no ambiente vivido entre todos, nos conhecimentos técnicos fundamentais para o seu percurso profissional. Unânime também o sentimento de pertença que ainda hoje sentem pela Escola e a afirmação de que foi aqui que passaram os seus melhores anos.
De seguida, houve lugar para a apresentação do livro comemorativo dos 20 anos do Ensino Profissional em Ourém. Um livro construído sobretudo de pormenores, de muitas imagens e de algumas palavras, de muitos nomes que marcaram, que caracterizam, que deram vida e que constituem a história da Escola Profissional de Ourém. Um livro que surpreendeu pela simplicidade, pela elegância e pela surpresa contando uma história de uma forma muito original. Um livro que surgiu do desafio lançado a dois professores, Georgina Rocha e Carlos Mendes.
Por fim o momento das maiores surpresas, das maiores emoções e de algumas lágrimas. Em altura de comemoração dos 20 anos não podíamos deixar de distinguir alguns alunos tendo como referência o seu percurso académico enquanto alunos nesta Escola e após inserção no mundo profissional. Muitos outros mereciam ser distinguidos. Muitas são as histórias de vida ricas que na Escola Profissional de Ourém iniciaram o seu percurso. Mas apenas 20 foram, de forma muito simbólica, distinguidos. Em todos eles a surpresa, em todos eles a alegria, em todos eles a comoção à medida que iam sendo chamados. E uma vez mais a certeza de que foi aqui que, muito mais do que aprender uma profissão, aprenderam grandes lições de vida que os transformaram enquanto pessoas e os fizeram crescer. Lições que levaram consigo e que ainda hoje guardam.
Este foi o momento de relembrar, de reviver tempos passados. Todos os antigos alunos presentes voltaram aos bancos de escola, voltaram a ser adolescentes, relembraram sonhos e aspirações, relembraram colegas e professores… por duas horas o tempo recuou, as rugas regrediram, as responsabilidades de adulto desapareceram e foi-lhes permitido voltar a sonhar com a inocência que a idade vai roubando.