Ventos de Mudança
A noticia é fresquinha… o novo estatuto do aluno foi aprovado no parlamento a 22 de Julho.
Ainda não tive a oportunidade de o ler na íntegra, aguardo pela sua publicação no Diário da República, mas pelo que se consta, Pais e Professores estão satisfeitos enquanto os Alunos o contestam (para variar…!). Um ponto forte era a alteração do regime de assiduidade e as suas consequências. Faltas justificadas e injustificadas eram metidas no mesmo saco, e os famosos planos de recuperação entraram na moda. Tudo passado…
Agora, tal como nos “bons velhos tempos”, as faltas são tratadas como sempre o deveriam ter sido: pune-se a injustiça! Quer isto dizer que os limites de faltas dirão apenas respeito às faltas injustificadas! Para o ensino profissional, ainda não conheço os novos limites, mas deverá ter em conta a equiparação ao que irá acontecer no ensino regular “não podem exceder o dobro do número de tempos lectivos semanais, por disciplina”.
Em caso de ultrapassar este limite, a prova de recuperação irá dar origem a “ um plano individual de trabalho a realizar em período suplementar ao horário lectivo”, que só poderá ser levado a cabo uma única vez por ano lectivo. A ver vamos como isto se processará na prática.
Outra ideia forte deste novo estatuto é a retenção por faltas, devendo esta solução ser apenas de “fim de linha” conforme sublinha o Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Ventura. Também aqui veremos como isto se pode processar no ensino profissional.
Tudo isto surge numa altura de fim de ano lectivo. Altura propícia a mudanças… Com a preparação por parte das escolas do próximo ano lectivo o momento foi, e ainda bem, bastante oportuno.
Também na nossa escola haverá mudanças. Saem os alunos dos 3.º anos e aguardam-se pelos 200 novos alunos (com tendência ainda a aumentar) já confirmados. A Insignare está a crescer a olhos vistos e só tornando-se mais forte poderá ter as condições necessárias a suportar toda uma conjectura económica e financeira menos favorável que estamos a atravessar.
É muito gratificante saber que alunos e pais continuam a apostar na nossa formação (e fazem bem!). Tudo faremos para corresponder às expectativas que nos impõem e trabalharemos arduamente para cumprir com as nossas responsabilidades. Sei que poderemos contar convosco, pois dependemos uns dos outros para que o sucesso nos atinja a todos.
Estas palavras também se reportam aos que já se encontram entre nós e que irão prosseguir para mais um ano, mais uma etapa da sua formação.
Estando as férias de verão mesmo à porta, resta-me agradecer a todos os colaboradores da Escola Profissional de Ourém e da Escola de Hotelaria de Fátima pelo esforço e empenho demonstrados ao longo do ano que agora findou, desejando a todos os Alunos, Professores e Funcionários umas óptimas e merecidas férias. Que o descanso impere!
Até breve.
José Luís Pegada
Director Pedagógico da Escola Profissional de Ourém