DIA ABERTO EPO 2010: Uma breve reflexão
Vim agora de uma visita guiada ao DIA ABERTO EPO 2010, acompanhando alguns jornalistas que nos honraram com a sua presença (aos quais muito agradeço) e devo dizer que, uma vez mais, me deliciei com os alunos desta Escola que, tão profissionalmente, souberam dar todas as informações que lhes foram pedidas, explicando as actividades a decorrer, exemplificando, dando a conhecer, defendendo a área de formação na qual estão inseridos.
Muitas são as áreas em exposição, e se é certo que umas são mais apelativas que outras, se é certo que umas são mais propícias a uma interacção com os visitantes que outras… é facto que em todas existem alunos com o mesmo grau de empenhamento, gosto e (diria mesmo) paixão pela profissão na qual estão a ser iniciados.
São alunos que aqui estão de forma voluntária. São alunos que apesar de se encontrarem em pleno desempenho de funções muitas vezes cansativas, se divertem... uns com os outros e com os professores… com algumas situações engraçadas que vão surgindo, ou simplesmente se divertem por aqui estarem… porque estão a colaborar com a Escola… porque estão a dar o seu contributo muito válido… porque estão a ser reconhecidos… porque estão a viver um momento importante de partilha do qual resultarão histórias para contar por muitos e muitos anos... do qual resultará uma aprendizagem, um crescimento…
São momentos que não se esquecem… e disso são exemplo os ex-alunos que nos visitam ou que vão comentando as imagens que vão surgindo no Facebook.
Tão importante como dar a conhecer cada um dos cursos e as aprendizagens práticas dos alunos, gostaríamos de conseguir transmitir o ambiente salutar que se vive nesta Escola. Gostaríamos que os jovens alunos que nos visitam sentissem que ao optarem pela Escola Profissional de Ourém, para além de estarem a optar por um ensino de qualidade que os prepara eficazmente para uma entrada no mercado de trabalho, estão a optar por uma forma de estar… porque é isso que o Ensino Profissional é acima de tudo… uma forma de estar assente no respeito, no profissionalismo, no espírito de equipa, no orgulho de ter uma profissão e de a desempenhar de forma competente, no orgulho em fazer parte de uma grande família… A FAMÍLIA EPO.
Sofia Albuquerque