Pesquisar:

EPO e a crise dos refugiados

«Na senda da sua estratégia de internacionalização, e com o objetivo de proporcionar aos seus alunos o contacto com outras culturas e outros países, aproveitando as oportunidades que a União Europeia proporciona, a Escola Profissional de Ourém esteve em Salemi, na Sicília, em Itália, de 16 a 20 de novembro, para a primeira reunião da parceria estratégica Erasmus + “Put Yourself in a Refugee’s Shoes”. Tem como coordenadora uma Escola Secundária Italiana e como parceiros outras Escolas oriundas da Bulgária, Roménia e Turquia, além obviamente de Portugal.

Este encontro, apenas com a presença de docentes e técnicos das Escolas, serviu para planear a implementação do projeto, o qual vai decorrer durante dois anos letivos. O objetivo principal é compreender o fenómeno da Imigração ilegal na Europa, sobretudo a que está relacionada com os conflitos em África e no Médio Oriente, e a sua relação com o surgimento de movimentos nacionalistas e xenófobos. Estão por isso previstas múltiplas atividades pedagógicas, culturais e lúdicas, relacionadas com a temática, quer durante as reuniões onde estarão alunos – aqui em Ourém, já em fevereiro próximo; na Roménia, em maio e na Bulgária, no próximo ano letivo. 

Nesse sentido, além do trabalho administrativo e pedagógico inerente, destacaram-se, no primeiro dia, várias apresentações dos alunos - realçando-se a muito emotiva e absolutamente notável de Bubacar, um Gambiano que falou na primeira pessoa sobre o que é ser um refugiado que passou por múltiplas dificuldades, antes, durante (perdeu dois amigos por afogamento) e após a travessia do Mediterrâneo, até ser salvo pela Guarda Costeira Italiana, há quase dois anos. Hoje está perfeitamente integrado e a frequentar a nossa escola parceira.»

Imagens