O meu primeiro ano na Escola Profissional
Chegado o final de mais um ano letivo, fomos falar com os alunos do primeiro ano para perceber como foi, para eles, esta aventura de frequentar uma Escola Profissional...
Na foto: Vítor Filipe, Ângela Antunes, António Ribeiro e João Ferraz
Na foto: Vasco Vieira, Maria Santos, Mariana Reis e Francisco Rodrigues
Nome: João Ferraz
Idade: 15 anos
Localidade: Freixianda
Curso: Mecatrónica Automóvel
Escolhi frequentar a EPO por ser uma Escola com ensino profissional, por ter boa reputação e por ter o curso que pretendia. Está a ser uma excelente experiência e não me arrependo nada de ter vindo estudar para a EPO.
Estou a gostar bastante de frequentar esta Escola porque tem excelentes professores e funcionários, mostrando-se sempre disponíveis para nos ajudar. A EPO tem uma coisa muito boa, que é o facto de termos várias horas por semana passadas nas oficinas, com professores especializados na área, que nos ajudam e nos ensinam os conteúdos da área técnica.
Aconselho a quem terminar o 9º ano e gostar de áreas profissionais, esta é a Escola indicada! Acreditem que vão gostar de conviver com as pessoas e de trabalhar na escola! Aproveitem a oportunidade de poder frequentar a EPO!
Nome: Maria Santos
Idade: 17 anos
Localidade: Monte Redondo
Curso: Cozinha/Pastelaria
Bem… decidi escolher a EHF, uma vez que tinha aqui conhecidos e que estes me tinham falado bem desta escola e já tinha ouvido falar do Chefe Ricardo Raimundo.
Decidi arriscar e, até ver, não me arrependo desta escolha. Gosto muito desta Escola e o facto de termos bastantes serviços ajuda-nos a evoluir ainda mais. Poder interagir com os alunos de 2 e 3º ano é simplesmente magnífico, pois ao trabalhar uns com os outros, conhecemos várias maneiras de ensino, personalidades e até mesmo a técnica em si.
Se tivesse um amigo que estivesse interessado em ir para o mesmo curso que eu, sim iria fazer com que ele viesse para a minha escola, como disse anteriormente gosto desta escola, sinto me bem nela, neste primeiro ano aprendi bastante, somos muito bem preparados para a carreira profissional. Relembro ainda que, poder estagiar para fora do país é uma oportunidade talvez única e que nos motiva ainda mais.
Nome: Vítor Filipe
Idade: 15 anos
Localidade: Pousos - Leiria
Curso: Programação em Metalomecânica
Escolhi a EPO em primeiro lugar, porque tinha o curso que eu procurava. Para além disso, achei que era uma Escola bem organizada e que seria uma boa escolha. Estou a gostar da Escola, principalmente da relação que existe entre os alunos e os professores e do próprio ambiente escolar. Se um colega quisesse vir para a EPO dir-lhe-ia que era a escolha certa, porque iria ter aulas mais práticas, das quais iria gostar de certeza! Iria conhecer uma Escola com um bom ambiente e ter a oportunidade de tirar um curso que lhe poderia dar boas perspetivas de emprego e um bom futuro profissional!
Nome: António Ribeiro
Idade: 16 anos
Localidade: Vales – Cercal
Curso: Frio e Climatização
Escolhi a EPO pelo facto de ter o curso que pretendia tirar (Frio e Climatização), pelas boas instalações e pelos bons professores (sempre disponíveis para ajudar os alunos). Estou a gostar imenso desta Escola. As pessoas são acolhedoras e desenvolvem muitas campanhas e iniciativas de ajuda. Se o meu colega gostasse mesmo de aulas práticas iria gostar muito da Escola. Principalmente gostaria de realizar os trabalhos que desenvolvemos no computador. Aprendemos muito! A aprendizagem, além de ser muito prática, também reforça os nossos conhecimentos culturais.
Nome: Vasco Vieira
Idade: 16 anos
Localidade: Albergaria dos Doze
Curso: Restaurante/Bar
Em setembro comecei a minha aventura na Escola de Hotelaria de Fátima, onde comecei a ser integrado na minha área profissional. É uma Escola com uma forte componente prática e com excelentes formadores e profissionais.
Escolhi esta Escola pois é uma Escola que prepara os alunos para um futuro profissional de excelência. Esta área que eu escolhi sempre me interessou e é nessa área que eu me vejo no futuro. Neste primeiro ano consegui-me integrar bem na comunidade escolar e aproveitei ao máximo as aulas para atingir ao meu objetivo.
Neste momento, diria a um colega meu para vir estudar para esta Escola, pois ao estudar aqui iria ter um futuro melhor numa das áreas ligadas à hotelaria. Estudando nesta Escola iria ser um excelente profissional pois aqui tem a melhor formação.
Nome: Mariana Reis
Idade: 17 anos
Localidade: Stª.Catarina da Serra
Curso: Turismo
Esta Escola é muito conceituada e os alunos que a frequentam e onde me incluo, têm grandes oportunidades, quer a nível de estágios profissionais quer a nível de empregos futuros. A Escola de Hotelaria de Fátima também nos proporciona imensas oportunidades de participarmos em serviços para nos prepararmos e termos a noção do que é a profissão que escolhemos. Escolhi a EHF, como meio de atingir o que realmente quero para o meu futuro, por diversas razões: tive colegas que a frequentaram e alguns que ainda a frequentam, que me disseram muito bem a todos os níveis, quer das instalações, quer a nível do método de ensino dos professores e o método de ensino das aulas práticas dos chefes das disciplinas científicas; a outra razão foi pelo facto de esta Escola conseguir que os seus alunos possam no final de cada ano, fazer o seu respetivo estágio, quer seja em Portugal ou no estrangeiro, o que, na minha perspetiva, incentiva muito os alunos e faz com quem estes se apliquem durante todo o ano, tirando boas notas, tendo um comportamento exemplar e tendo uma participação ativa e empenhada em todas as aulas teóricas e práticas.
Eu, como aluna do curso de Turismo de primeiro ano, estou a gostar imenso da Escola. Como já referi em cima, já tivemos várias oportunidades para realizarmos e praticarmos algumas das tarefas que um dia mais tarde iremos desempenhar nas várias vertentes.
A todos os alunos que gostariam de seguir o ramo de hotelaria ou turismo, eu aconselho vivamente a frequentar a EHF por todas as razões acima referidas e também pelo facto de poderem futuramente vir a ser grandes profissionais em qualquer uma das áreas que a escola oferece. Gostaria de realçar, que ao entrarem nesta Escola, apesar de ser um curso profissional, terão, desde logo, que adotar uma postura profissional, e de se esforçar ao máximo para obter os resultados esperados, quer pela escola quer pelos próprios alunos.
Nome: Francisco Rodrigues
dade: 19 anos
Localidade: Torres Novas
Curso: Pastelaria/Padaria
Sendo este o meu primeiro ano nesta Escola, tenho elevadas expetativas para o decorrer de todo o curso.
Um primeiro ano de adaptação e experiência sobre um curso ainda com muito a evoluir, visto ser o primeiro ano em que decorre o curso de Pastelaria/Padaria nesta escola.
Com a abertura deste curso, decidi aproveitar a oportunidade de seguir o que mais me interessa e desperta interesse para o futuro, dando o meu melhor, de forma a tirar o máximo proveito das formações dadas pelos variados professores e chefes.
Entrei para o curso com expetativas elevadas, as quais estão a ser correspondidas, tanto ao nível de formação como em ambiente escolar. (Alunos, Professores, Funcionários.)
Em relação a futuros alunos? Com certeza que iria indicar esta Escola, principalmente pelo seu prestígio profissional mas também pela forma como acolhe todos os alunos e pela maneira como resolve, o mais rápido possível, os problemas que possam aparecer durante todo o ano. Uma das muitas razões pelas quais indico esta Escola será também a qualidade de formação fornecida aos alunos. É uma escola que recomendo sem qualquer dúvida.
Nome: Ângela Antunes
Idade: 17 anos
Localidade: Fárrio – Ribeira do Fárrio
Curso: Design
Escolhi esta Escola pois era a única que, perto de mim, tinha o curso de Design. Foi também importante na minha decisão saber que a EPO dava a oportunidade de realizar o programa Erasmus. Amigos meus e ex-alunos da Escola referiam que a Escola era muito boa, que tinha excelentes instalações, disciplinas muito interessantes e bons professores. Após a finalização do 1º ano, posso dizer que a minha escolha foi a melhor. Adoro o curso e acho muito interessante o facto de os professores desenvolverem ligações tão fortes com os alunos e vice-versa. Estou a gostar muito tanto dos professores como do clima de camaradagem criado.
Caso um colega estivesse para escolher uma Escola para estudar eu diria que a EPO é uma Escola com ótimas condições, cheia de pessoas simpáticas, onde há a oportunidade de estagiar no estrangeiro, com o direito de receber um diploma quando finalizasse o 12º ano e ainda uma Escola onde se fazem boas amizades com os colegas e professores.