Ser Professor no séc. XXI
Ser Professor no séc. XXI
Hoje, os jovens convivem com o real de maneira virtual, vivem um mundo virtual de maneira real. A começar pela diversidade de informações que geram inúmeros conceitos sobre tudo.
A pergunta é: o que fazer com toda esta informação? Como organizá-la, classificá-la, distribuí-la, respeitando o cidadão jovem na sua formação e desenvolvimento pessoal e profissional?
Atualmente não basta ser um bom professor. Os professores precisam de incorporar os hábitos dos educadores fascinantes para atuar com eficiência no pequeno e infinito mundo da personalidade dos seus alunos.
Alunos, com diferentes formas de pensar e agir, precisam de ambientes que os envolvam e os instiguem para a aprendizagem, dando grande ênfase à utilização das novas tecnologias.
O grande objetivo de um professor é ensinar os seus alunos a serem pensadores e não repetidores de informação, proporcionando a estes um papel mais ativo em todo o processo de ensino e aprendizagem, construindo desta forma um perfil de cidadão participativo e consciente de suas responsabilidades.
Conscientes que as tecnologias de informação são uma ferramenta indispensável em qualquer área, podemos afirmar que esta veio melhorar e disciplinar a utilização do material informático por parte dos alunos, levando-os a explorar o desconhecido e proporcionando-lhes o crescimento intelectual.
Necessitamos de um processo contínuo de interação entre professor e aluno para garantir a qualidade de ensino.
Os professores devem desafiar-se a serem pesquisadores de novos assuntos e possibilidades didáticas, abrindo espaço para que a família também participe da vida escolar do filho.
Ser uma Escola inesquecível é formar seres humanos que farão diferença no mundo de amanhã.
Elsa Reis
Docente da EPO