A urgência da mudança!
Hoje em dia, ensinar não é exatamente aquilo para o qual fomos “formatados” no nosso percurso académico… Ao longo do tempo, tivemos professores que nos ensinaram a ensinar obras literárias e gramática aos nossos alunos e tudo se resumia a estratégias de ensino, planificações, testes, fichas, entre outros instrumentos que procuravam aferir conhecimentos… O saber livresco…
Hoje em dia, a realidade é diferente… Os nossos alunos vivem rodeados de estímulos tecnológicos e, se o professor não os estimular ou cativar com base nessas ferramentas, só muito dificilmente conseguirá captar a sua atenção e fazê-los aprender os inúmeros conteúdos a lecionar…
Muito se tem ouvido falar de realidades e práticas educativas diferenciadas, umas perto outras geograficamente mais distantes…Professores que se deparam diariamente, tal como eu, com alunos desinteressados, desmotivados, incapazes de mostrar interesse por obras literárias, gramática, entre outros conteúdos que estes consideram ultrapassados… Movida por esta necessidade urgente de mudança, tenho pesquisado e contactado com outras formas de ensinar e “de dar a volta ao texto”, sempre com o objetivo de chegar aos alunos e de os fazer aprender com entusiasmo e interesse… Foi por este motivo que, este ano letivo, procurei participar em projetos integradores, procurando cativar os alunos através da parte mais técnica do curso, mostrando-lhes que o ensino é um todo e que todas as áreas são essenciais para o seu futuro. Será este o caminho? Não sei, mas de uma coisa não tenho dúvidas: é urgente a mudança!
Docente da EPO
Isabel Marques