Pesquisar:

Escola Profissional de Ourém e Escola de Hotelaria de Fátima presentes nas Jornadas de Direito Criminal da Comarca de Santarém

As turmas de Design e Gestão da Escola Profissional de Ourém do 2.º e 3.º ano, acompanhadas pelas docentes Margarida Rodrigues e Paula Gonçalves, e pelo Diretor Técnico-Pedagógico António Évora, estiveram presentes nas Jornadas de Direito Criminal da Comarca de Santarém.

Pela parte da Escola de Hotelaria de Fátima, a docente Marina Pinto acompanhou os alunos da turma de 3º ano de Turismo.

Estas Jornadas apresentaram a publico a análise do Caso do julgamento do atentado do Papa João Paulo II em Fátima, em 13 de Maio de 1982.

Aproveitando a realização das Jornadas no concelho de Ourém, as escolas propuseram-se a trabalhar a literacia dos media, com a análise ao Caso histórico com base em noticias e arquivos de jornais de época.

A jornalista Rita Marrafa de Carvalho apresentou esta sexta-feira o caso do processo-crime do atentado de 12 de maio de 1982 contra o Papa João Paulo II, que está intimamente relacionado com o nosso território, pois decorreu em Fátima, feito com base nos arquivos históricos da RTP.

Estiveram presentes os juízes do coletivo que realizou o julgamento em 1982 a debater em Mesa Redonda o julgamento no tribunal da época.

Haverá ainda tempo para a visita à exposição do processo documental no Castelo com peças de época incluindo a arma do crime.

Com base nisto as escolas irão desenvolver nos próximos tempos a pesquisa e análise documental, análise histórica aos jornais e arquivos de época, e fazer o paralelo histórico: se fosse hoje? Como se contava a história? A apresentação do Caso a um coletivo de estudantes dará origem a um debate com formato prós e contras, abordando os temas do Fanatismo religioso, tolerância e direitos humanos.

Imagens