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ALUNOS FINALISTAS EM PROVAS DE APTIDÃO PROFISSIONAL

Entre os dias 24 e 28 de abril os alunos finalistas tiveram a oportunidade de apresentar a Prova de Aptidão Profissional, (PAP), como parte integrante dos Cursos profissionais. Este momento é o culminar de muitos meses de trabalho dos alunos do 12º ano dos cursos da Escola Profissional de Ourém, ao longo dos quais vão sendo preparados e orientados pelos professores da área técnica de cada um dos cursos. Depois de escolhida a ideia e o tema os alunos lançam mãos à obra! E surgem ideias mesmo muito boas e capazes de saírem daqui técnicos de excelência. No curso de Gestão surgiram ideias tão diversas quanto a criação de empresas simuladas em áreas como imobiliárias, agência de modelos, escola de motocross e enduro, oficina de motas, fabrico de móveis em madeira, estágios desportivos, indústria de torneados, comércio de bolas, centro de reabilitação física, comércio e aluguer de bicicletas elétricas, desportos radicais e até uma livraria. O curso de Mecatrónica Automóvel apresentou muitas e variadas provas: sistemas de carga e arranque, maquete de sistema de iluminação automóvel, corte do motor e colocação em bancada, sistema de carga e arranque, construção/adaptação de veículo de competição, maquete de sistema de sobrealimentação, Sistema de ABS, Adaptação de Estrutura de Moto 4 para Construção de Buggy, adaptação e melhorias em “KartCross”. O curso de Programação e Maquinação Industrial em CNC conta com um estudo inicial de necessidades em mercado, bem como maquinação de peças nas fresadoras e CNC, com trabalhos tão diversos quanto: Torno CNC com 5 eixos, retrofit a impressora 3D Low Cost, prensa hidráulica – guilhotina, impressora 3D, router CNC com 5 eixos, Karting/Buggy, fatiador de melões, equipamento gravação laser CNC 4 eixos, e até uma tabela de basquetebol. O curso de Informática não ficou atrás na imaginação e focou bastante da sua atenção a tudo o que são sistemas sensoriais programáveis, mas também muitos jogos renovados: Tranca Automática, controlo do ambiente da água, dispensador automático, implementação de uma rede num hotel, jogo (Slashes Beyond Death), sistema de automação com Blynk e Google Assistant, Smart Mirror, Website para Empresa Real (Calçada Anastácio), Jogo (FLAPPY BAT), Jogo (Wave in Space), controlo da rega das plantas, Quiz e Website, robô para ajudar pessoas com dificuldades motoras/visuais, Jogo (Blue Boy Adventure), Arcade Machine, Controlador de Assiduidade, Stream Deck, controlador de volume, medidor de temperatura e humidade. O curso de Design Industrial é um dos mais criativos da Escola e por isso conseguiu ideias de desenvolvimento de produto para posicionamento em mercado: design de equipamento para higienização de pessoas acamadas, integração de funções domésticas, adaptação de uma mesa para ateliers, equipamento sanitário para utentes de bolsa de colostomia, design de um equipamento reconfigurável, Ecodesign-equipamento para reaproveitamento de aguas, design de equipamento para guardar skates e trotinetes, design Efémero-Ponto de venda, design de equipamento para espaços reduzidos. Reconhecemos que este projeto se reveste de extrema importância para cada aluno, sendo encarado como o culminar de um processo de aprendizagem e crescimento, tanto a nível pessoal como profissional. O júri não ficou indiferente a estas ideias e à forma profissional como as “empresas” foram apresentadas, tendo dedicado muita atenção à avaliação de cada um deles. Cada uma das provas dos vários cursos é avaliada perante júris internos e externos representados pelo setor empresarial e pela da área técnica da Escola.