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ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

32. O que é a estrutura modular?

33. No mesmo curso profissional, a progressão pode fazer-se, simultaneamente, em Módulos e em UFCDs?

34. Quais são as características distintivas da estrutura modular?

35. Como se desenvolve o currículo organizado por módulos?

36. A escola tem autonomia para definir as disciplinas e os módulos em cada ano letivo?

37. Que tipo de avaliação é privilegiada nos cursos profissionais? Porquê?

38. Como se elabora a planificação de disciplinas/módulos/UFCD?

39. Como se processa a progressão/avaliação dos alunos no plano de estudos e em cada uma das disciplinas?

 

32. O que é a estrutura modular?

É uma forma de organizar o ensino profissional de uma forma flexível. Cada unidade de ensino-aprendizagem chama-se módulo, com unidades de aprendizagens autónomas integradas num todo, que permitem a um aluno ou grupo de alunos adquirir um conjunto de conhecimentos/aprendizagens, respeitando a individualidade e a diversidade.

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33. No mesmo curso profissional, a progressão pode fazer-se, simultaneamente, em Módulos e em UFCDs?

Sim, é o que acontece atualmente com os cursos profissionais constantes do Catálogo Nacional das Qualificações, nos quais a componente de formação sociocultural e científica do currículo está organizada em Módulos e a componente de formação tecnológica em UFCDs. O regime de progressão é idêntico em ambas as situações.

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34. Quais são as características distintivas da estrutura modular?

São as seguintes as principais características distintivas da estrutura modular: Currículo modular, aberto e flexível; Organização e progressão modulares; Desenvolvimento curricular integrado; Cultura de avaliação essencialmente formativa;  Interação que privilegia a aprendizagem de todos;  Organização nova da escola (horários, tempos de aprendizagem, aos locais de aprendizagem, lideranças pedagógicas, relações com a comunidade); Formação integral, qualificada e orientada para a mudança.

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35. Como se desenvolve o currículo organizado por módulos?

A estrutura curricular organizada por módulos, permite uma maior flexibilidade e respeito pelos ritmos de aprendizagem de cada aluno.

O plano de estudos inclui três componentes de formação: Sociocultural; Científica e Técnica (ou Tecnológica, nos cursos constantes do Catálogo Nacional das Qualificações (CNQ).

Os cursos estão organizados em harmonia com referenciais de formação aprovados para famílias profissionais que se regem por uma matriz curricular.

A cada curso é atribuída uma carga horária global não compartimentada pelos três anos do ciclo de formação, a gerir pela escola, no âmbito da sua autonomia pedagógica, acautelando o equilíbrio da carga horária anual, de forma a otimizar a gestão global modular e a formação em contexto de trabalho.

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36. A escola tem autonomia para definir as disciplinas e os módulos em cada ano letivo?

Sim. É à escola que compete organizar a sequência das disciplinas e dos módulos em cada ano do curso, que deve estar definida na candidatura pedagógica feita na plataforma SIGO. Esta competência faz parte da gestão flexível e diferenciada do currículo.

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37. Que tipo de avaliação é privilegiada nos cursos profissionais? Porquê?

A avaliação formativa. Esta permite ao aluno, num processo de autorregulação, evoluir nas aprendizagens. A avaliação formativa é contínua e sistemática e tem função diagnóstica, permitindo ao professor, ao aluno e ao encarregado de educação obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista ao ajustamento de processos e estratégias. O feedback proporcionado pela avaliação formativa a todos os intervenientes no processo constituiu um poderoso mecanismo de regulação e progressão nas aprendizagens. O professor concretiza a avaliação formativa sempre que, antes, durante e após uma parte substancial/importante da matéria, coloca à disposição dos alunos instrumentos de autoavaliação formativa que constituam referenciais do perfil de desempenho esperado, permitindo, desta forma, que o aluno identifique os seus pontos fortes ou melhorias a fazer.

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38. Como se elabora a planificação de disciplinas/módulos/UFCD?

A planificação de aula deve considerar-se em três momentos com tempos de duração diferentes.
• 1º Momento – Abertura - Enunciar de forma sumária o plano de aula, como vai ser organizada a aula de modo atingir os objetivos de aprendizagens pretendidos (projetados, distribuídos em papel, registados no caderno diário, de forma que cada aluno saiba muito bem o que tem de aprender e como deve evidenciar essas aprendizagens), a organização dos grupos e as atividades que vão realizar, o tempo disponível e as estratégias de ensino.

• 2º Momento – Desenvolvimento - Estipular o tempo de realização de cada uma das atividades. Sempre que o tempo o permita os alunos devem realizar atividades de aprendizagem e, a seguir, atividades de consolidação. Avaliar de forma contínua e sistemática as aprendizagens dos alunos para obter e dar feedback imediato e inteligente.

• 3º Momento- Encerramento: Síntese e Avaliação da aprendizagem - Resumir os aspetos principais (o professor envolvendo os alunos). Reflexão sobre se os objetivos foram ou não atingidos. Estabelecer relação com as aprendizagens da próxima aula.

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39. Como se processa a progressão/avaliação dos alunos no plano de estudos e em cada uma das disciplinas?

Segundo o artigo 26º da Portaria 74A/2013, de 15 de fevereiro, a aprovação em cada disciplina depende da obtenção em cada um dos respetivos módulos de uma classificação igual ou superior a 10 valores, mediante a consecução de aprendizagens significativas definidas para cada módulo. Também a aprovação na FCT e na PAP depende da avaliação mínima de 10 valores. Consagra ainda, no nº 3 do mesmo artigo, que os órgãos competentes da escola devem definir, no âmbito da sua autonomia e em sede de regulamento interno, critérios e modalidades de progressão.

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