CODAC - Commitment Offending Dropout Aspirations Citizenship
Resumo:
Este projeto tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de padrões de soft skills (competências sociais e comportamentais) dos estudantes. Os parceiros pretendem criar condições que aumentem o interesse dos jovens estudantes para a aprendizagem ao longo da vida e da importância de uma cidadania ativa como componentes essenciais da sua realização pessoal e profissional. O projeto foca-se em alunos de nível socioeconómico mais baixo, com 13 e 17 anos, promovendo o desenvolvimento da sua auto-estima e o seu compromisso com a escola. Isto permitirá um novo olhar e uma nova atitude destes jovens para com a sua vida futura. Este projeto tem duas características fundamentais: engloba escolas dos dois níveis de ensino consecutivos (básico e secundário), a fim de avaliar se existem realidades diferentes em relação às baixas aspirações dos alunos e como eles podem ser superadas nesses níveis. Irá também estudar as diferentes realidades de escolas com cursos regulares e com cursos de formação profissional.
English
Project summary:
This project aims to contribute to the development of patterns of soft skills (social and behavioral skills) of students. The partners involved wish to create conditions that enhance the awakening of one's young students to a better understanding of lifelong learning and the importance of active citizenship as essential components of their personal and professional achievement.
Our focus goes to students from lower socioeconomic strata, between 13 and 17 years, promoting the development of their self-esteem and their commitment to the school. This will allow a new look and a new attitude of these young people towards their future life. This project has another two key characteristics: it joins schools from two consecutive education levels (elementary and secondary), in order to assess if there exists different realities towards low aspirations students and how they can be overpassed in those levels. It will also study the different realities from schools with regular courses and from vocational courses.
Parceiros / Partners:
- Portugal - INSIGNARE - Associação de Ensino e Formação / Fátima's Hospitality School (Coord.)
- Estonia / Estonia - Pärnu Old Town Primary School - http://vanalinn.parnu.ee
- Italia / Italy - Istituto d'Istruzione Superiore G.B.Vico - www.iisgbvico.it + www.isachieti.it
- Turquia / Turkey - Mehmetcik Ilkogretim Okulu - www.mehmetcikio.k12.tr
Datas / Dates: 10/2012 – 05/2014
Número de participantes / number of participants: 18 estudantes/students + 6 docentes/teachers
Link do projeto: https://www.facebook.com/groups/299233263514315/